reestruturacao-financeira

Você já ouviu falar em reestruturação financeira? Manter em dia uma empresa de forma promissora é uma atividade bastante desafiadora, principalmente quando falamos em suas finanças.

Desse modo, é preciso se preparar e se manter atento ao cumprimento da legislação, pagamento de impostos e tributos, monitoramento do fluxo de caixa etc. 

Ao fazer isso, o empreendedor estará colaborando para que todos os processos possam ser encadeados da melhor forma possível e, caso encontre problemas, poderá desenvolver novas soluções.

Logo, uma boa solução para quem deseja planejar corretamente as finanças de sua empresa é o processo de reestruturação financeira.

Acompanhe a seguir nossas dicas sobre este assunto!

 

O que é a reestruturação financeira? 

A reestruturação financeira é um processo que visa reorganizar toda a estrutura financeira de uma organização. Por meio dela, é feito a reformulação de processos e a implementação de controle financeiros e contábeis mais apurados.

Ou seja, esse processo permite uma recuperação completa da saúde financeira de um estabelecimento.

Assim, ela promove uma união das principais atividades que podem ser otimizadas, resultando em uma profunda transformação.

Desse modo, a reestruturação financeira deve ser adotada principalmente quando um negócio apresenta queda em seu faturamento, atraso na realização de pagamentos e despesas, aumentos dos custos e baixa lucratividade.

A sua implementação contribui na identificação de para onde o dinheiro está indo, bem como encontrar alternativas que resolvam a atual situação de uma empresa.

Portanto, reestruturação financeira é um importante processo capaz de salvar um empreendimento durante momento de crise em sua organização.

Aproveite para ler: Cinco Dicas Para Manter Pequenas Empresas Organizadas

 

Qual o melhor momento para realizar a reestruturação financeira da empresa?

A reestruturação financeira não é um processo que acontece da noite para o dia. Por isso, existem alguns sinais que alertam sobre a sua importância. Descubra:

 

Quando houver aumento dos custos

É fundamental que o gestor possa identificar quando há um aumento significativo de custos em suas despesas. Ou seja, é preciso fazer um acompanhamento periódico de todos os gastos.

 

Quando notada a perda de credibilidade no mercado

Caso o empreendimento comece a perder sua credibilidade no mercado, será preciso tomar providências urgentes.

Diante disso, processo reestruturação financeira é o mais indicado, pois permite superar todos os pontos negativos de forma estratégica.

 

Quando fraudes contábeis forem detectadas

Todo empresário se torna responsável por manter em dia o cumprimento de suas obrigações legais, entre elas o pagamento de tributos e impostos.

Sendo assim, se comprovado a ocorrência de fraudes contábeis, o profissional pode ser penalizado com o pagamento de multa de acordo com os seus atos ilícitos.

Aprenda mais lendo: Assessoria Empresarial: Por Que É Importante Para Sua Empresa?

 

Quando clientes deixarem de buscar sua empresa

A grande verdade é que sem clientes, não há vendas. Eles são alma de um negócio. E, por esSe motivo, quando a perda começa a ser grande, significa que está na hora de fazer reformulações nas operações internas.

Ou seja, é necessário reestruturar os seus serviços, principalmente o atendimento pós-vendas.

Leitura complementar:  Sua Empresa Está Dando Lucro Ou Prejuízo? Saiba Como Identificar

 

Como fazer a reestruturação financeira da empresa?

Para realizar um bom processo de reestruturação financeira de uma empresa, será necessário seguir algumas dicas. Veja a seguir quais são: 

  • Faça um bom diagnóstico;
  • Elabore um planejamento estratégico;
  • Revisão dos custos operacionais;
  • Reduza os custos do negócio;
  • Verifique os preços de venda;
  • Faça prevenção de falhas;
  • Monitore do fluxo de caixa;
  • Melhore os processos internos;
  • Avalie a legislação e o modelo tributário;
  • Invista em capacitação contínua.

Portanto, caso a sua empresa esteja passando por algum dos problemas acima apresentados, considere implementar o processo de reestruturação financeira em seu estabelecimento.

Não espere a situação piorar para dar o primeiro passo! Busque apoio de profissionais especialistas e que podem auxiliar, você, na identificação dos principais riscos e também na elaboração de um plano de ação que contribuirá no desenvolvimento de seu negócio. 

Agora que você já aprendeu como a reestruturação financeira é importante para a saúde financeira das empresas, já pode entrar em contato conosco e conhecer um pouco mais os nossos serviços.

Gostou de nosso conteúdo? Acesse o nosso blog e confira nossa produção de artigos sobre a área contábil.

Conheça mais sobre o nosso trabalho. A WSC Contabilidade presta um serviço contábil com qualidade, segurança e eficácia, visando a geração de resultados e satisfação das necessidades de nossos clientes e parceiros.