preciso-emitir-notas-fiscais-de-vendas-por-pix

O Pix é uma nova modalidade de transferência financeira instituída pelo Banco Central que visa facilitar movimentações bancárias. Podendo ser realizado por qualquer smartphone em poucos segundos, além de não ter custo, já se tornou uma opção muito utilizada pelo público em geral. 

Diante deste novo cenário, as empresas também já estão se adaptando e começaram a aceitar o Pix como meio de pagamento, porém surge uma grande dúvida: Preciso emitir nota fiscal de toda venda realizada pelo Pix

Acompanhe nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre se precisa emitir notas fiscais de venda por Pix. Vamos lá?

Aproveite para ler: Como Iniciar Um Negócio Digital De Forma Estruturada?

 

A empresa pode receber pagamento via Pix?

Sim, o Pix é um meio de transferência como qualquer outro. Ou seja, qualquer empresa que possua sua chave Pix cadastrada poderá receber o pagamento por vendas ou prestação de serviços via transferências PIX.

 “Você sabia que a existência de mais de um meio de pagamento é um fator de decisão de compra? Ou seja, quanto mais opções você oferecer ao cliente na hora de pagar, aumenta a probabilidade do fechamento da venda. Por isso implante o PIX na estratégia de vendas de sua empresa.”

Leia mais sobre: Como usar o Pix para vender mais?

 

O Pix é rastreado pela receita federal?

 

As operações do PIX não são informadas individualmente para a Receita Federal, a Lei Complementar nº 105 do ano de 2010 garante o sigilo bancário a esse tipo de operação. 

Porém, desde 2016 existe a E-financeira, uma declaração obrigatória a todas instituições financeiras a informar à Receita Federal o montante financeiro movimentado pelas empresas e pessoas físicas, seja por PIX, TED ou DOC ou depósitos na boca do caixa. 

Caso a movimentação bancária da empresa seja em valor elevado, acima da movimentação com documentos fiscais, a empresa sofre grande risco de ser fiscalizada, independente de receber por Pix ou não. 

Aprenda mais lendo: O Pix gera informações a receita federal?

 

Devo emitir notas fiscais da venda por Pix?

Atualmente, por lei, todas operações de prestação de serviços e vendas devem possuir documento fiscal independente da forma de pagamento. 

Sendo assim, em relação ao risco dos pagamentos recebidos por Pix sem notas fiscais serem alvo de fiscalização, podemos dizer que não é tão grande quanto as vendas a cartão, porém a Receita Federal tem se capacitado a cada ano para aumentar sua capacidade de fiscalização de operações eletrônicas. 

 

É vantagem aceitar pagamento Pix?

O recebimento de pagamento por meio do Pix é uma nova realidade que deve ser incorporada por todo tipo de negócio, além de estar atualizado com as novas tendências, é uma comodidade a mais oferecida ao cliente. 

Dessa forma, sobre a emissão de notas fiscais, existem diversas formas da empresa realizar toda sua operação de maneira correta com emissão de documentos fiscais e recolhimento de impostos sem reduzir o lucro. 

Por fim, com um bom planejamento elaborado por uma contabilidade especializada, é possível até mesmo a empresa conseguir regularizar toda sua operação gerando ganho em lucratividade, aliando um planejamento tributário ao financeiro. 

A WSC Contabilidade possui mais de 30 anos de mercado prestando consultoria a pequenas e médias empresas e pode te ajudar a organizar sua empresa e aumentar seus lucros. Entre em contato e conheça tudo que podemos lhe oferecer. 

Gostou de nosso conteúdo aproveite para ler mais sobre: Oportunidades De Negócio Em Alta Para 2021