CND é um documento oficial, que atesta que uma pessoa física ou jurídica não possui débitos junto a determinado órgão público.

Normalmente as CND podem ser exigidas principalmente de empresas em diversas ocasiões e podem gerar dúvidas aos empresários, saiba neste artigo o que é CND, para que serve e como emitir as CND de sua empresa.

O QUE É CND?

CND é a abreviação de Certidão Negativa de Débitos, que em suma é um documento oficial emitido por um órgão público, que atesta que uma pessoa física ou jurídica não possui nenhum tipo de débito tributários, ou mesmo pendências cadastrais ou de falta de entrega de declarações.

PARA QUE SERVE A CND?

As Certidões Negativas são muito importantes para qualquer empresa e possui são solicitadas normalmente em duas situações:

– Licitações: Qualquer Instituição Pública e mesmo grandes empresas, em processos de cadastro de fornecedores e prestadores de serviços solicitam a apresentação de todas as Certidões Negativas para comprovar a idoneidade e efetuar a celebração de contratos ou mesmo o pagamento de serviços prestados. É uma maneira que estas empresas ou instituições utilizam para classificar as empresas nas quais elas efetuam suas compras.

– Instituições Financeiras: No momento de abertura de uma conta de Pessoa Jurídica, ou para liberação de financiamentos e até mesmo limites bancários, é normal a solicitação das Certidões Negativas da empresa para que se comprove a saúde financeira.

Como abrir Conta Pessoa Jurídica:

Além destas duas situações específicas, as CND são uma ferramenta para o próprio empresário verificar a regularidade de sua empresa, orientamos que periodicamente, no mínimo a cada três meses, seja verificada todas as CND para verificar possíveis problemas.

“Por meio da CND, o empresário pode verificar algum imposto que pode não ter sido pago, ou recolhido de maneira errada, e ainda verificar se todas as declarações obrigatórias de sua empresa foram entregues, uma vez que normalmente esse serviço é feito pela contabilidade sem a conferência da empresa.”

COMO FAZER A EMISSÃO DA CND?

A emissão de quase todas as CND pode ser realizada diretamente pela internet, o empresário só precisa ter a posse do CNPJ da empresa e acessar o site específico, para sua comodidade, listamos abaixo o site para a emissão das principais Certidões Negativas:

O QUE FAZER SE EXISTIR PENDÊNCIA NA CND OU APRESENTAR CND POSITIVA?

Na existências de débitos, aparece a mensagem de Certidão Positiva, onde em alguns caso é listado na própria Certidão quais são as pendências existentes para regularização, ou pode aparecer a mensagem que “as informações existentes são insuficientes para emissão de certidão”, que é o caso que a empresa possui uma situação a regularizar, porém o acesso só pode ser feito por meio de certificado digital ou senha.

Em qualquer caso, é importante solicitar o auxílio de um profissional de contabilidade para poder detalhar as pendências e apresentar as soluções para o problema.

Porque escolher a WSC Contabilidade:

CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITOS DE NEGATIVA:

Esse tipo de Certidão é emitida nos casos onde a empresa possui um débito tributário, porém já está realizando o pagamento por meio de parcelamento. Apesar de existir o débito, ele é suspenso enquanto o parcelamento estiver sendo pago, por isso o efeito de negativa.

CONCLUSÃO

A Certidão Negativa de Débitos ou CND é um documento importante para comprovação de idoneidade e saúde financeira da empresa, e pode ser necessária para liberar crédito ou conseguir novos clientes, além de ser uma ferramenta para o empresário auditar os serviços da contabilidade.

A WSC CONTABILIDADE REALIZA A VERIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE REGULARIDADE DE TODOS SEUS CLIENTES, CASO POSSUA ALGUMA DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO, SERÁ UM PRAZER ATENDÊ-LO.