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Ao empreender, seja no setor de comércio ou serviço, o faturamento de uma empresa é diretamente influenciado pelo desempenho de sua equipe de vendas. Independente do ramo de atuação e do produto ofertado, ter uma equipe de vendas motivada pode ser determinante para o sucesso e crescimento da empresa. 

Pensando nisso, criamos um conteúdo com dicas que podem ajudar um gestor a manter sua equipe motivada, mesmo em tempos de pandemia. 

A seguir vamos explicar técnicas para você montar uma equipe de vendas motivada em sua empresa e apresentar ainda dicas para você ampliar seu faturamento.

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Seleção de pessoas para equipe de vendas

O primeiro passo para montar uma equipe de vendas de sucesso é uma seleção de profissionais. Muitos empresários apostam alto em não ter um processo seletivo e contratam por indicação de familiares e amigos sem realmente fazer testes com o candidato a emprego. Isso tem um peso financeiro com gastos com treinamentos repetidos, demissões e mal atendimento aos clientes. 

Para montar uma equipe de vendas, faça um processo seletivo estruturado. O gestor poderá contar com apoio de um roteiro de entrevista pré-determinado. Além disso, elabore o perfil ideal do vendedor de acordo com seu público, como por exemplo um vendedor mais jovem se dá bem com público informal, uma pessoa mais experiente atende públicos mais exigentes. 

Caso seja necessário contrate uma empresa de recrutamento e seleção, considere o valor pago como um investimento. 

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Equipe de vendas sabe que vendas é processo

Para se ter uma equipe de vendas motivada é preciso entender que vendas é processo. Existe uma falsa crença que existe o “vendedor nato” quando na realidade existe um profissional que executa um processo de vendas bem feito, muitas vezes por ele mesmo. 

Sendo assim, o processo de seleção deve orientar a equipe de vendas em toda jornada, desde a primeira abordagem até às respostas a cada objeção que o cliente possa fazer sobre seu produto. A empresa que possui um processo de vendas não fica refém de um bom vendedor, pois qualquer profissional consegue bons resultados devido ao processo. 

Empresas grandes possuem processos de vendas tão bons, que independente do vendedor o atendimento é o mesmo e as possibilidades de fechamento de negócio são elevadas.

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Meta para equipe de vendas

É impossível cobrar resultados da equipe de vendas se não existirem metas a serem alcançadas. É importante que as metas de sua empresa sejam estabelecidas com base em um estudo financeiro e de mercado e não simplesmente na intuição do dono. 

Antes mesmo de montar sua equipe de vendas, é preciso estabelecer as metas que sejam possíveis. Isso porque, metas impossíveis de serem alcançadas só desmotivam a equipe. Também é possível implementar a realização de premiações aos vendedores e assim como a realização de um processo de feedback para entender quais fatores podem influenciar nos resultados. 

“A empresa deve ser orientada por informações financeiras confiáveis, até mesmo quanto de desconto o vendedor pode dar deve ser estudado com antecedência. E lembre que somente comissão não é um fator para motivar a equipe de vendas, o desafio e reconhecimento são fatores importantes ao funcionário”.

Marketing digital faz a empresa vender mais?

Muitas empresas acreditam que investindo em marketing digital estarão aumentando suas vendas, mas esquecem que o marketing é apenas uma etapa no processo de vendas que visa aumentar a relevância ou o número de pessoas que têm contato com seu produto. 

A empresa pode possuir o melhor marketing, porém sem uma equipe de vendas treinada, bons canais de distribuição e produtos de qualidade, os resultados não serão satisfatórios.

“Quantas vezes você já entrou em contato para realizar uma compra por uma propaganda de internet ou Instagram, porém foi mal atendido e acabou desistindo da compra e ainda saiu com uma impressão ruim da empresa?”

 

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A chave para uma equipe de vendas motivada

Para ter uma equipe de vendas motivada é necessário que toda a empresa se organize como uma máquina de vendas, desde a seleção de pessoal, treinamentos, processos de vendas bem elaborados e uma gestão focada em resultados contribuem para um ambiente onde as vendas acontecem naturalmente. 

Um ponto crucial para motivar a equipe de vendas é o exemplo do dono, em uma empresa onde o dono não trata os seus funcionários com educação, respeito e não tem uma atitude empática com clientes, seus comportamentos são replicados pelos vendedores que não terão um atendimento de qualidade, culminando em poucas vendas. 

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