contador-imposto-de-renda-2021

Começa no dia 1º de março a entrega da Declaração do Imposto de Renda do ano 2021, o prazo final é dia 30 de abril.

Desta forma, todo contribuinte que recebeu mais de R$28.500,00 ao ano está obrigado a entregar a Declaração e deve ficar atento aos prazos para não sofrer multas. 

Para entrega da Declaração, é necessário o download do Programa Gerador de Imposto de Renda no site da Receita Federal para o preenchimento das informações. Contudo, se esta for a sua primeira vez, pode acabar encontrando dificuldade ao utilizar esta ferramenta.

Faça a leitura do nosso artigo e compreenda se precisa de um contador para fazer o imposto de renda 2021. Confira!

Quais são os benefícios de contratar um contador para fazer a Declaração do Imposto de Renda 2021? 

Apesar de em um primeiro momento parecer uma tarefa simples, o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda deve ser feito com bastante cuidado, e respeitando os campos corretos de cada dado e também o preenchimento, pois mesmo um erro de digitação nos centavos pode acarretar penalidades. 

Outro ponto importante, é que pelo conhecimento de toda a legislação, um escritório contábil pode conseguir maiores chances de dedução dos impostos pagos e até mesmo encontrar alternativas para aumentar a restituição de valores. 

Desta forma, além da segurança no preenchimento das informações corretamente e oportunidade de economia de impostos, a contratação de um escritório contábil dá comodidade ao contribuinte, uma vez que ele não precisará se preocupar com instalação do programa, arquivamento de informações e leitura da legislação. 

Lembrando que qualquer irregularidade na entrega, ou perda de prazo, pode ocasionar multas que podem chegar em até 20% da renda total do declarante, além do bloqueio do CPF, onde a pessoa não pode receber recursos nem movimentar contas bancárias. 

Por este motivo, torna- se importante contar com o auxílio de uma contabilidade que possua experiência do mercado e que poderá orientar o cidadão durante toda a realização da declaração do imposto de renda de 2021.

Quais os documentos preciso entregar ao contador?

Para contratar um contador para entregar o Imposto de Renda 2021, sua única responsabilidade é reunir a documentação base da declaração. 

Seguem abaixo os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2021:

  • Declaração de IR (2020); 
  • Documento oficial de identificação pessoal;
  • CPF dos dependentes declarados;
  • Informes de todos os rendimentos do contribuinte, do seu cônjuge e dos dependentes (caso tenha); 
  • Comprovante de instituições financeiras; 
  • Informes de despesas médicas e com educação;
  • Documentos referentes ao recebimento de bens;
  • Recibos dos pagamentos de pensão alimentícia ou doação, herança;
  • Comprovantes de empréstimos e consórcios.

Se preencher errado minha Declaração de Imposto de Renda 2021?

Como explicamos, a Declaração do Imposto de Renda tem uma certa complexidade no preenchimento dos valores e utilização dos campos corretos para lançamento de cada informação, devido a isso, erros podem ocorrer. 

No caso de incorreções, a Declaração cai na famosa Malha Fina, que é um sistema do governo para verificar as declarações entregues. Se foi erro de preenchimento ou alguma informação que não foi declarada, a declaração fica retida e o contribuinte recebe um comunicado de ofício da Receita Federal para regularizar a situação. 

Enquanto a pendência não é regularizada, o contribuinte não recebe a restituição, e se existir diferença no imposto apurado, pode ser cobrado o pagamento de guia complementar com juros e multas. 

Assim, é importante sempre consultar a regularidade do CPF após a entrega para identificar se está tudo correto com sua Declaração do Imposto de Renda 2021.

Como escolher uma contabilidade para entregar o Imposto de Renda 2021?

É importante antes de contratar um contador verificar sua legalidade, pois atualmente muitos profissionais sem capacitação oferecem o serviço, porém sem oferecer garantias claras.

Desta forma, é necessário verificar se o escritório e o profissional possuem registro no CRC e se existe algum tipo de seguro de responsabilidade.

Outro ponto importante é verificar a estrutura do escritório, se ele já possui tempo de mercado, se já atende a mais clientes e se ele pode dar a segurança necessária as suas informações (pois ele terá acesso a todos seus dados financeiros). 

Portanto, esse processo é importante pois além de ter acesso a todas suas informações financeiras, a Receita Federal tem um prazo de até 5 anos para cobrar erros na declaração, então você precisa ter certeza que esse profissional estará lá para te ajudar durante todo esse tempo. 

A WSC Contabilidade tem 30 anos de experiência na apuração de tributos federais. Nós realizamos sua declaração de maneira rápida e com a opção de fazer tudo de maneira online a baixo custo. Entre em contato pelo WhatsApp e consulte condições.

Além disso, visando contribuir com o social, realiza a destinação de todo imposto apurado nas declarações de seus clientes às instituições de caridade da região, realize sua declaração conosco e ajude também ao próximo.

Possui dúvidas sobre como fazer doações no imposto de renda? Acesse nosso blog e tire todas as suas dúvidas!

Imposto de Renda 2021