Cena típica de filmes norte americanos, as cafeterias sempre aparecem como ponto de encontros, porém, no último ano elas vêm deixando as telas e surgindo em nosso dia a dia. Para os empreendedores de plantão, as cafeterias foram um dos “xodós” do último ano, apresentando um crescimento de 15% em número de abertura e sendo cada vez mais procuradas por novos clientes.

Se antes era comum visualizarmos esse tipo de empreendimento somente em aeroportos, as cafeterias caíram no gosto do público e se tornaram uma ótima oportunidade, saiba neste artigo as 6 dicas essenciais para você montar uma cafeteria de sucesso.

 

1 – Escolha do ponto

O primeiro passo e que pode definir o sucesso ou fracasso de seu negócio é a escolha do ponto.

Pense primeiro no público consumidor deste tipo de produto, normalmente são classes mais altas e moradores de grandes centros que passam muito tempo fora de casa e querem um local confortável para dar um tempo na rotina, localize os pontos onde esse tipo de público esteja presente.

Os locais mais indicados são aeroportos, locais próximos a universidades e hospitais, grandes centros comerciais, escritórios de coworking e pontos em geral que possuam grande circulação de pessoas. Antes de fechar o aluguel de um ponto, visite o local em diferentes horários e dias da semana, faça uma pesquisa de opinião com os pedestres, e levante os possíveis concorrentes.

Por fim, análise a viabilidade financeira, verifique o valor do aluguel e calcule o quanto precisa vender por dia para pagar essa despesa e o quanto está pagando pelo mero quadrado.

2 – Capacitação

Você sabe o que é um barista? Barista é o profissional que especializado na preparação de cafés, e para iniciar um negócio neste ramo, é essencial que o proprietário da empresa realize um curso na área. Com a capacitação, o empresário terá a segurança nos processos que vão desde a contratação de funcionários, na escolha dos fornecedores e dos produtos adequados e até nas conversas com os clientes que querem sempre entender mais sobre o produto.

Dentro da capacitação, destacamos também a preocupação com a seleção de funcionários, que na maior parte do tempo é quem vai lidar diretamente com seu cliente. O funcionário deve possuir além da capacidade de um atendimento cordial, entender sobre o processo de elaboração dos produtos para atender um público mais exigente.

Dica, saiba porque é importante controlar o estoque.

O conhecimento técnico também vai ser vital para o próximo item.

3 – Cardápio

Um dos pontos chave para o sucesso das cafeterias é o cardápio diferenciado, ele oferece produtos elaborados e que proporcionam uma verdadeira experiência ao cliente. Por meio da capacitação como barista, é possível entender melhor o processo dos cafés e fazer combinações que o diferenciem da concorrência.

Apesar do café ser o carro chefe, também deve se ter uma cartela elaborada de acompanhamentos, aposte em bolos, tortas e pães especiais, muitas cafeterias funcionam junto com uma confeitaria que oferece bolos de qualidade elevada e grande variedade.

DICA: Os itens “fit” e veganos estão em alta e possuem um público altamente fiel, é uma grande área a ser explorada.

Além do sabor, deve-se preocupar com a apresentação, em um mundo onde tudo é postado nas redes sociais, ter produtos esteticamente bonitos faz toda diferença, pois uma postagem do seu cliente é uma propaganda gratuita da sua empresa.

4 – Ambiente

Neste ramo a decoração participa diretamente da entrega, o cliente quer uma experiência de qualidade, e o local onde é atendido diz muito quanto a isso. Uma fachada grande e espaços internos aconchegantes e bem decorados fazem a diferença, lembre-se aqui também da dica quanto a ambientes que favoreçam a postagem em redes sociais, com um painel chamativo ou algum item de decoração exclusivo.

Muitos dos frequentadores dos cafés utilizam o local para trabalhar e até mesmo para fazer reuniões de negócios, por isso oferecer internet wi-fi é obrigatório e estruture o local para poder abrigar clientes que possam demorar mais tempo e para os consumidores que estão somente de passagem rápida.

5 – Aumente o ticket médio

Todo empresário quer uma forma de duplicar seus lucros, uma forma de alcançar isso em uma cafeteria é oferecendo produtos agregados que o cliente pode levar pra casa.

Você pode começar por oferecer a venda do próprio café em pó com a marca da cafeteria para a venda, além de utilizar o espaço para expor peças de decorações sob modelo de consignação com arquitetos e artistas parceiros, disponibilizar livros para uma leitura de degustação onde o cliente pode adquiri-los e ainda oferecer cursos sobre a preparação de cafés para os clientes mais entusiastas.

6 – Plano de negócios

Com certeza essa é uma área ampla a ser explorada, mas o primeiro passo com certeza é organizar as ideias no papel e verificar a viabilidade financeira do empreendimento.

Segundo estudo do SEBRAE, 50% das empresas fecham após o primeiro ano, e o principal motivo é a falta de planejamento e capital de giro.

Neste momento inicial devem ser levantados os investimentos para abertura da empresa, e o principal, o capital de giro, que é o recurso que a empresa precisa para se manter até começar a firmar sua clientela. Sobre esses levantamentos o empreendedor pode estabelecer suas metas mensais e diárias de vendas.

Para elaboração do planejamento estratégico o apoio de um profissional é essencial, a WSC Contabilidade apoio o empreendedor nesse momento.

Saiba o que a contabilidade pode auxiliar sua empresa

DICA EXTRA!

Uma boa opção para quem já possui um Capital constituído é a compra de uma franquia, existem hoje no mercado várias marcas constituídas que já oferecem um modelo de negócios estruturado, desde a decoração até mesmo a cadeia de fornecedores e o principal, um nome já conhecido do público.

É uma alternativa que reduz o trabalho na estruturação do negócio porém que possui um valor um pouco mais elevado para aquisição.

 

Leia também nosso conteúdo sobre a tributação de uma cafeteria e os modelos jurídicos que poderão ser escolhidos na constituição, se é benefício ser uma sociedade ou empresa individual.

A Wsc Contabilidade está sempre a frente do mercado para oferecer o melhor serviços contábeis, a você, ainda não é nosso cliente? Clique no ícone do Whatsapp e vamos conversar.